SAÚDE
Durante o trabalho conjunto, foram recolhidas aproximadamente 120 toneladas de itens inservíveis que poderiam ser focos do inseto transmissor da doença
Em trabalho conjunto que integra a força-tarefa do GDF no combate à dengue, a Administração do Plano Piloto, o SLU, a Vigilância Ambiental em Saúde e o Corpo de Bombeiros do DF promoveram dois dias de ações na Vila Planalto. Foram recolhidas cerca de 120 toneladas de inservíveis – móveis, carcaças de eletrodomésticos, pneus – que poderiam acumular focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Durante a inspeção, que contemplou 312 imóveis, 13 deles apresentaram focos de dengue. Somente neste primeiro mês do ano, foram registradas 284 suspeitas de casos de dengue no Plano Piloto. A população também recebeu orientações sobre cuidados básicos.
“Acreditamos que, com a união de esforços entre o GDF e a comunidade, possamos minimizar a incidência das doenças causadas pelo vetor Aedes aegypti”, afirma o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.
Também participam do reforço das ações de combate à dengue a Novacap, a Caesb, a Defesa Civil e as secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Educação (SEE-DF). A próxima cidade beneficiada com a ação conjunta será a Vila Telebrasília, no mês de fevereiro.
“Estamos em um esforço conjunto em 16 regiões administrativas, com nove tendas fixas e seis itinerantes”, lembra a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “O DF se destaca ao ofertar horário ampliado nas unidades básicas de saúde. Nós temos, hoje, 11 UBSs funcionando até as 22h durante a semana; aos sábados e domingos, temos cinco, das 7h às 19h. Fora as 52 unidades que atendem até as 12h, aos sábados, e as nove tendas, disponíveis das 7h às 19h.”
Fonte: Agência Brasília
*Com informações da Administração do Plano Piloto