SAÚDE
Homens e mulheres devem fazer dos exames uma realidade presente em suas vidas. Empresa Diagnose já superou número de mamografias no HBDF em relação a 2023
Por Marcelo Moura
Os meses de outubro e dezembro são marcados por duas importantes campanhas voltadas à prevenção: o Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, e o Novembro Azul, voltado ao câncer de próstata. Durante esses períodos, mulheres e homens, respectivamente, são convocados a realizar os exames periódicos.
Concluídos esses momentos especiais da saúde, a equipe da empresa Diagnose, especializada em exames de imagem, divulga balanço de atividades e fala do legado de cuidados permanentes com a saúde. “Sim, outubro e novembro são mais que especiais, mas é importante que homens e mulheres nunca se descuidem, e façam dos exames uma realidade presente em suas vidas”, orienta Elaine Conti, gerente de Operações da Diagnose.
Neste ano, o Outubro Rosa teve um motivo a mais para ser celebrado. Presente no Hospital de Base do Distrito Federal, a Diagnose realizou 5.577 mamografias até outubro de 2024, superando todo o ano passado, quando foram feitos 4.883 exames. Até outubro do ano passado, o número de mamografias era de 3.960. Além disso, durante outubro deste ano, foram feitas 705 mamografias, frente a 533 no mesmo mês em 2023.
Elaine Conti comenta esses dados e fala sobre o zeramento da fila para a mamografia. “De fato, são números muito expressivos, onde vemos o mês de outubro já superando 2023. E não para por aí. As filas da mamografia zeradas são uma vitória, e mostram que os esforços empregados para dar fluxo aos exames têm valido a pena”, destacou.
Outro centro de saúde onde a Diagnose atua, o Hospital Regional de Santa Maria fez 350 mamografias em outubro, contra 533 do ano passado. No acumulado de janeiro a outubro, foram 2.776, frente a 2585 no mesmo período de 2023. O número menor ocorre devido à redução na procura, dada a fluidez do atendimento.
“Ocorre que, no caso de Santa Maria, a procura foi menor, pois não havia demanda represada, como em 2023. Então, embora possa parecer uma atuação menos robusta, o que ocorre é o contrário, pois estamos com o fluxo alinhado com a procura pelo exame”, comentou Elaine Conti.
A Diagnose atua na capital federal em parceria com o Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), no Hospital de Base (HBDF), no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho.