HRG abre terceiro turno para atender pacientes de ortopedia

HRG - Terceiro Turno Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

SAÚDE

 

Hospital intensifica esforços no período noturno para reduzir filas de procedimentos cirúrgicos

 

O Hospital Regional do Gama (HRG) iniciou, na última quinta-feira (9), a realização de cirurgias ortopédicas durante a noite, com o objetivo de reduzir a fila de pacientes internados à espera de procedimentos. No primeiro final de semana da ação, 12 pacientes foram operados. A iniciativa segue neste final de semana, com cirurgias programadas para sexta-feira e domingo.

“A gente tem feito esforços para conciliar a equipe de ortopedia com as equipes de anestesistas e outras áreas demandadas para a cirurgias acontecerem, como equipe de enfermeiros, a Central de Materias Esterelizados (CME), farmácia, dentre outras”, informa Willy Pereira, superintendente da região de saúde Sul (Gama e Santa Maria). O gestor ressalta parceria da equipe para a realização de operações em terceiro turno. Segundo o superintendente, a iniciativa de mais cirurgias já gerou maior celeridade no giro de leitos do hospital, com mais pacientes de alta hospitalar.

De acordo com o diretor do HRG, Ruber Paulo de Oliveira Gomes, o novo turno permite atender de três a quatro pacientes por noite, complementando os procedimentos realizados durante o dia. “Organizamos nossa equipe para incluir essas cirurgias no terceiro turno, reduzindo o número de pacientes internados e agilizando o atendimento”, explica. A força-tarefa conta com 29 ortopedistas do HRG, além de profissionais de saúde que atuam no centro cirúrgico ortopédico.

O diretor ressalta que o HRG é referência em ortopedia e trauma, recebendo pacientes de diversas regiões de saúde, incluindo o entorno sul do Distrito Federal. Isso torna essencial a ampliação dos procedimentos cirúrgicos. “O hospital atende, em média, 400 pessoas por dia na ortopedia, muitas delas com traumas e fraturas expostas. Nosso objetivo é realizar cirurgias noturnas duas a três vezes por semana, priorizando pacientes que estão na fila há mais tempo”, destaca Ruber Paulo.

Madalena Martins, de 59 anos, uma das pacientes beneficiadas pelas cirurgias realizadas no período noturno elogiou rápido atendimento. “Não demorei a ser atendida e o atendimento muito bom. A expectativa é fazer a cirurgia e ter alta logo para ir para casa”, declara. A aposentada, que caiu em casa e fraturou o braço, foi uma da pessoas que passaram por cirurgia ortopédica no HRG na noite dessa sexta-feira (17), quando foram feitos mais quatro procedimentos, dois de grande porte.

Referência em assistência ortopédica

O diretor do Hospital Regional do Gama ressalta que a unidade é referência em ortopedia e trauma, recebendo pacientes de diversas regiões de saúde, incluindo o entorno sul do Distrito Federal. Isso torna essencial a ampliação dos procedimentos cirúrgicos. “O hospital atende, em média, 400 pessoas por dia na ortopedia, muitas delas com traumas e fraturas expostas. Nosso objetivo é realizar cirurgias noturnas duas a três vezes por semana, priorizando pacientes que estão na fila há mais tempo,” destaca Ruber Paulo.

* Com as informações da Agência Saúde-DF

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja outras notícias