Calor intenso exige cuidados especiais com a saúde

Sol Foto: Freepik

GERAL

 

Coordenadora médica do Hospital IOP, em Palmas-TO, explica que temperatura climática em alta exige muito do corpo, facilitando o surgimento de problemas

 

Por Marcelo Moura

 

Cada vez mais, os efeitos das variações climáticas são percebidos pela população de todo o planeta. Neste último final de semana passado, a temperatura de Palmas bateu quase 40oC. E essa intensificação do calor e da seca exige cuidados especiais para a manutenção da saúde, sobretudo para idosos, crianças e pessoas com algum tipo de enfermidade.

A coordenadora médica do Hospital IOP, em Palmas-TO, Dra. Amanda Uchôa, explica que a elevação da temperatura pode ter impactos significativos na saúde humana. “O que ocorre é que o corpo precisa se adaptar a diferentes condições climáticas, e essa adaptação pode ser desafiadora, resultando em uma série de problemas”, disse.

Hoje em dia, sobretudo após o advento da pandemia da Covid-19, os problemas respiratórios encabeçam a lista de preocupações das pessoas. “A elevação da temperatura e a seca agravam as doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite alérgica”, destacou Amanda. “Além disso, o ar seco pode irritar as vias respiratórias”, alertou.

Conforme a Dra. Amanda, as doenças cardiovasculares engrossam a lista dos alertas. “Pessoas com doenças cardíacas podem ser especialmente vulneráveis a mudanças de temperatura. O frio pode causar vasoconstrição, aumentando a pressão arterial, enquanto o calor pode levar à desidratação e sobrecarga cardíaca”, explicou.

Outro ponto que requer cuidado é a fragilidade às viroses oportunistas. “A adaptação do corpo ao calor pode temporariamente enfraquecer o sistema imunológico, aumentando a suscetibilidade a infecções, como resfriados ou gripe”, destacou Amanda Uchôa.

A médica também chama a atenção a sintomas que devem ser levados em consideração, como dificuldade para respirar, dores no peito, tontura ou extrema fadiga. “Todos esses são sinais de problemas de saúde. Busque ajuda médica se perceber algum ou mais deles”, finalizou.

A coordenadora Hospital IOP listou uma série de medidas que podem mitigar o efeito da chegada repentina das temperaturas mais elevadas.

Cuidados com as mudanças climáticas
– Vista-se adequadamente. Com o calor intenso, utilizar roupas adequadas às altas temperaturas é a prioridade. Então, em casa ou fora, escolha peças que proporcionem o maior conforto térmico, como camisetas, saias ou outros, feitos de tecidos leves.

– Beba bastante água para manter-se hidratado, especialmente em climas quentes. A desidratação pode agravar problemas de saúde, especialmente para pessoas com doenças crônicas.

– Use protetor solar em dias ensolarados e hidratantes em dias secos para proteger a pele. Proteger os lábios com produto adequado, como um balm, também é importante.

– Use o umidificador em ambientes internos durante o tempo seco para ajudar a manter as vias respiratórias úmidas. Em locais quentes e úmidos, providencie para que os ambientes estejam bem ventilados.

– No máximo de suas possibilidades, mantenha uma dieta equilibrada, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a preparar o corpo para lidar com mudanças climáticas.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja outras notícias