ICMBio adota medidas emergenciais para mitigar efeitos das chuvas no Sudeste

Foto: ICMBio

MEIO AMBIENTE

 

Atrativos turísticos em parques nacionais estão fechados; brigadistas e servidores prestam apoio a famílias em região de risco

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anuncia neste sábado (23) o fechamento temporário das unidades de conservação federais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, em resposta imediata às condições climáticas extremas que afetam severamente a região sudeste do Brasil, conforme alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Defesa Civil.

Considerando o alto risco de inundações e deslizamentos, especialmente em áreas como Petrópolis e Teresópolis, no Rio de Janeiro, o ICMBio está colaborando ativamente com as equipes de Defesa Civil no resgate e evacuação de famílias em situação de perigo. Além disso, o Instituto está apoiando com o uso de veículos e fornecimento de suprimentos essenciais, como alimentos, água potável, colchões e cobertores.

Para essa missão, o ICMBio mobilizou servidores e brigadistas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), além de agentes temporários ambientais da própria unidade e do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Serra Fluminense.

O Instituto, em colaboração com a Coordenação de Emergências Climáticas e Epizootias e com o apoio da Gerência Regional 4 e dos chefes de unidades que compõem a região afetada pelas fortes chuvas, continua suas ações coordenadas para enfrentar a situação. Essa parceria estratégica não apenas fortalece a capacidade de resposta do ICMBio, mas também oferece um ponto de contato claro para outras instituições em caso de necessidade de assistência ou relato de incidentes.

O retorno das atividades de visitação às unidades de conservação será comunicado assim que as condições permitirem. No entanto, outras unidades podem ter suas atividades interrompidas a qualquer momento.

Lista das unidades fechadas para visitação até o momento:

– Parque Nacional da Tijuca (RJ)

– Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO)

– Parque Nacional do Caparaó (divisa entre MG e ES)

– Parque Nacional Restinga de Jurubatiba (RJ)

Fonte: CMBio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja outras notícias