GERAL
Da Redação
Adasa monitora os níveis dos mananciais e orienta o uso consciente da água
Os reservatórios do Descoberto e Santa Maria, que abastecem a maior parte do Distrito Federal, estão seguindo as projeções da Adasa, que define as curvas de referência para a gestão dos recursos hídricos. Essas curvas são publicadas anualmente pela Agência no início do período de seca e são elaboradas em conjunto com outros órgãos e entidades envolvidos na questão hídrica.
Apesar dos volumes úteis dos reservatórios estarem dentro do esperado e de o Distrito Federal estar entrando no período chuvoso, com expectativa de aumento dos níveis dos mananciais nos próximos meses, é fundamental que todos os setores da sociedade continuem atentos ao consumo de água.
As curvas de referência têm como objetivo garantir o abastecimento humano durante a seca e preservar parte do volume útil para facilitar a recuperação dos reservatórios no próximo ciclo de chuvas. A Adasa disponibiliza os dados diários dos reservatórios no Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (SIRH), que pode ser acessado no site da Agência.
*Com as informações da ADASA